Aviso aos navegantes? Precisa?

A propaganda acima, do MEC, está sendo veiculada na TV. E é um escândalo, pelas razões que todos nós estamos carecas de saber: professor ganha mal. Professor é mal-remunerado – em agosto de 2010, um artigo no UOL mostrava que professor em início de carreira na rede estadual carioca ganhava a estrepitosa quantia de R$765, e no topo da carreira, menos que o dobro. E isto, tendo que dar aula em mais que uma escola e não pagando vale-transporte.

O que me deixa assombrado é a cara-de-pau e desonestidade dessa propaganda. Como é que eles esperam atrair gente para uma carreira tão mal-paga? Pode-se pedir que alguém se sacrifique por seu país, mas não é justo pedir este tipo de sacrifício, principalmente com o país em situação econômica tão vantajosa.

Se o país realmente reconhece a importância dos professores no impulso ao seu desenvolvimento, como é que não se aumenta o salário dos professores, e não se melhora as condições de trabalho desta classe tão esquecida? Como é que se chama alguém a ser professor, sendo o salário tão baixo?

Será que o governo realmente acha que existe abnegação pela beleza do simples fato de “contribuir para a construção de um país melhor”? Se acha, é porque ninguém ali estudou em escola estadual ou municipal. Porque, muito bem me lembro de meu período em escola estadual em Porto Alegre. Eu fazia parte do grêmio estudantil e tinha bastante trânsito entre os professores, e certa feita, um deles me diz que não se preocupavam muito com a qualidade do ensino, porque não ganhavam o suficiente para isto. Infelizmente, nosso governantes não se dão conta que o baixo salário desestimula a este ponto, de um professor deixar muito explícito a seu aluno que não se esmera em preparar uma boa aula por não ser devidamente remunerado.

A propaganda não é somente escandalosa por subestimar a inteligência dos espectadores, mas também pela tentativa infeliz de ser politicamente correta e acabar tendo – para os que têm um pouco mais de espírito crítico – um viés até mesmo racista. Terminar com uma professora negra conclamando a todos a serem professores, sem mencionar um plano de carreira melhorado, condições de trabalho decentes e um salário digno, é cretinice, é condenar o negro a estar eternamente explorado economicamente. Ah, mas é pela construção de um Brasil melhor… aí vale a pena ser escravo nestes tempos modernos!

Francamente, o governo deveria fazer apenas uma pequena mudança na propaganda, proposta pelo usuário do YouTube, tionikollas. Seria muito mais respeitoso com os professores, e mais honesto com todo o povo brasileiro… além de não dar margem para processo por propaganda fraudulenta.

Anúncios
Esse post foi publicado em Brasil, Educação e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Aviso aos navegantes? Precisa?

  1. marinildac disse:

    Que depressão que dá… Que vergonha. Tudo errado mesmo. Tenho lido coisas estranhas sobre o MEC. Vamos ver como fica essa prioridade da Dilma.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s